Skip to content

Con corazón agradecido (enero 2017)

14 enero 2017

Artículo publicado en la revista El Granito de Arena de enero de 2017.

Ecos de la canonización

El 16 de octubre de 2016 será un día inolvidable para todos los miembros de la Familia Eucarística Reparadora, sobre todo para quienes vivieron en primera persona los actos de la canonización de don Manuel González. Seguimos ofreciendo testimonios, en esta ocasión, de peregrinos portugueses.

Gratuidade e Dom da Alegria
Parece que foi ontem que me chamaram para fazer parte da UNER, na verdade eu via as senhoras com uma fita e uma medalha mas não sabia o significado, então uma senhora chamou-me para fazer parte fazendo o compromisso, eu fui. Aí compreendi que estava a comprometer-me com algo muito importante na minha vida e logo me colocaram com uma grande responsabilidade, uma exigência na minha própria vida.

Comecei a conviver com as irmãs em Fátima, a ler bastante e a formar-me para a responsabilidade que tinha assumido. Quando Deus quer não há nada a fazer, apenas fazer a sua santíssima vontade, dá-lo a conhecer e segui-lo, este é o dom de Deus.

Um dia tive um sonho de ir aos lugares onde o Santo Manuel nasceu e cresceu, e fez a sua caminhada como apóstolo do Sacrário. Outro sonho ir a Roma, foi esta a coroa de todo um trabalho e empenho, sacrifício da gratuidade e zelo, foi uma experiência muito rica.

Apresentação, a Adoração ao Santíssimo foi o ponto alto na minha vida, não conseguia conter a emoção que sentia de estar naquele momento tão sublime com Jesus. Eucaristia da Canonização e de Acção de Graças, o convívio do almoço de ver tantas irmãs conhecidas, as visitas que se fizeram, tudo isto foi muito rico na minha vida, vivendo nesta grande família UNER.

Que o santo Manuel interceda por nós e que Deus nosso Pai nos abençoe e nos dê a sua graça, vem assim nossa Mãe Maria Santíssima.

Maria dos Prazeres Gonçalves Loureiro. Presidenta Nacional de la UNER en Portugal

De Portugal a Roma para a Canonização
Também os portugueses vibraram com grande emoção ao saber da notícia da canonização de D. Manuel. Quando se publicitaram os diversos programas de viajem tivemos de escolher o que nos fosse mais favorável: o de 15 a 18 de outubro. Para apanhar o avião em Sevilha teríamos de sair de Portugal no dia 14. A organização pôs um autocarro à nossa disposição. A grande maioria procedia de Viseu, uma diocese do centro de país, onde a Obra está más estendida e mais viva. De Viseu seguimos até Fátima onde têm a sua casa as Irmãs Missionárias Eucarísticas de Nazaré. Fecharam as portas e vieram todas com o resto do grupo.

Todos nos sentíamos verdadeiramente uma família e uma Família Eucarística. Inspirados por um costume de D. Manuel, propusemo-nos fazer um concurso para ver quem descobriria mais Sacrários na viagem, para saudar o Amo. O último foi o da catedral de Sevilha, junto ao seu campanário, a Giralda, irradiando luz na noite escura. Quanto gostaríamos de entrar ali, seguindo os passos do menino seise, do seminarista, do sacerdote que foi São Manuel, mas há que ir para o hotel, um belo hotel de quatro estrelas, uma vez que já é demasiado tarde e teremos de nos levantar bem cedo, o mesmo que veio a acontecer em cada dia da peregrinação, mas, com a alegria da festa, não haveria dorminhocos.

Sempre causa uma forte emoção o chegar a Roma, e para alguns era a primeira vez! Quanto agradecemos a São Manuel esta oportunidade, única na vida, para estar com el Papa, o “doce Cristo na terra”, como lhe chamava Santa Catarina de Sena. E poder pisar a terra regada com o sangue dos Apóstolos Pedro e Pablo e de tantíssimos mártires dos primeiros séculos do cristianismo! Passar tanta vez pelo Coliseu, o Circo Máximo, o Teatro Marcelo, para nós não se tratava só de visitar tantos e tantos monumentos, que as guias turísticas nos explicavam detalhada e habilmente, como as Basílicas, as fontes, a dei Trevi, os obeliscos vindos de Egipto, o Panteão, as grandes praças, com a de Veneza e a Navona, as Catacumbas… Para nós, mais do que o centro do Imperio Romano rico de história, Roma é o centro donde irradiou a fé católica e onde está o Vigário de Cristo, o sucessor de São Pedro.

Um dos momentos mais intensos foi a visita jubilar à basílica de São Pedro pela Porta Santa, uma visita iniciada em procissão desde o castelo de Sant’Ângelo. Como por instinto, todos nos fomos ao Sacrário da basílica, onde o Amo nos olhava daquela sagrada custódia. Fomos à procura da obra prima de Miguel Ângelo, a Pietà; aquele rosto da Virgem Dolorosa, mais jovem do que o seu divino Filho morto, emocionava-nos e nos dizia o segredo da juventude, a pureza de corpo e alma. E não pudemos sair sem visitar o túmulo de São Juan Pablo II, que continua deitar-nos uma bênção de lá do Céu.

Mas o cume da emoção foi a Missa da canonização, especialmente quando o Papa proclamou solenemente: «Declaramos e definimos santos… Manuel González García». Eram sete os novos Santos!

Terminada a Concelebração com muitos cardeais e bispos e mais de mil sacerdotes, aqueles que vínhamos de todo o mundo atraídos pela santidade de D. Manuel confraternizámos num belíssimo restaurante de Roma e pudemos saudar tantas personas inolvidáveis, como as primeiras Irmãs que vieram para Portugal: Maria del Carmen, Maria del Valle, Maria de Lourdes e a primeira Irmã portuguesa, a Irmã Conceição… No dia seguinte, uma vez mais teríamos de despertar cedo para chegar a tempo à Missa de acção de graças na basílica de Santa Maria Maior, com cardeais, bispos e más de uma centena de sacerdotes que vinham honrar o novo Santo.

O regresso seria no dia seguinte pelo mesmo caminho, mas ao invés e depois de uma noite mal dormida. Parabéns à boa organização que brilhou com um serviço primoroso. Agora espera-nos a Missa de acção de graças em Viseu presidida pelo Senhor Bispo no dia 17 de dezembro. E a 4 de janeiro aqui teremos a Missa da festa do novo Santo, o seu dia próprio, aniversário da sua ida para o Céu.

Geraldo Morujão. Sacerdote Assistente da UNER
Anuncios
No comments yet

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: